Um dos lançamentos previstos para acontecer no iSummit 06 no Rio é o do 'Creative Commons Add-in for Microsoft Office', um plugin que instala nos aplicativos do Office (Word, Excel, etc, por agora somente na versão XP ou 2003) uma funcionalidade de registro de direito autoral que facilmente adiciona licenças Creative Commons aos trabalhos criados nestas ferramentas.
O primeiro documento a ser originado com esta licença é precisamente o arquivo word do texto da conferência que o Ministro Gil irá apresentar amanhã no evento, do qual selecionamos um trecho que consideramos pertinente:
"Ingenuidade minha? Sei muito bem do outro lado da moeda, das terríveis relações de poder que fazem desaparecer originalidades culturais todos os dias e impõem padrões de consumo em escala planetária visando apenas o lucro fácil. Mas quero encarar de frente o desafio que a indústria cultural global nos propõe, tanto que até hoje também trabalhei dentro dessa indústria, tentando usar seu poder para meus objetivos artísticos. Não sei se consegui criar o meu espaço dentro de suas leis. Mesmo assim continuo cultivando esse estranho e provocador gosto de juntar conceitos que pareciam estar destinados ficarem eternamente separados. Como parabólica e camará. Gosto de ver o mundo ecoando como uma cabaça de berimbau. Gosto de juntar diferenças."Não sabemos ao certo o grau de responsabilidade que a inspiração do ministro tem com este interessante encontro entre uma potência do mundo corporativo -- Microsoft -- e um movimento de valorização do 'comum' -- Creative Commons. Em outros tempos, o agora quase aposentado Bill Gates referiu-se ao movimento copyleft como "uma versão moderna de comunismo" (creative commies) que pretendia eliminar o ganha pão de músicos, cineastas e desenvolvedores de software. Seu sucessor indicado, Ray Ozzie, vem demonstrando intenções bem diferenciadas e já saúda a cooperação da Microsoft com Lawrence Lessig, que assim blogou a caminho do Rio para o iSummit:
Gilberto Gil - Ministro da Cultura - Conferência - iSummit 06 Rio
"Antes de entrar no avião ontem, eu estive em alguns encontros com a imprensa sobre o anúncio. Muitos estavam surpresos que Creative Commons e Microsoft iriam colaborar em um projeto. Em minha ingenuidade de professor de direito, me surpreendo com esta surpresa. O Office é uma ferramenta de criação. Dar ao criador maior controle sobre sua criatividade é uma forma de tornar a plataforma Office mais valiosa para os criadores. E ao incorporar as licenças CC, estará tornando-a mais valiosa para o público em geral."
A CC plug-in for MSFT Office - Lawrence Lessig
Estarão presentes ao evento outros 'ingênuos' como os Wikipedians, as turmas do Software Livre, os garotos da Cultura Livre, heróis do livre acesso ao conhecimento e outros, compartilhando experiências sobre as implementações que cada um tem conseguido realizar no ambiente digital, sintonizando colaborações e articulando parcerias para além do imaginado.
A Ecologia Digital estará realizando alguma cobertura, reportando neste blog ou em algum outro ponto da blogosfera. Inté...
BlogBlogs.Com.Br
|