Na rede

quinta-feira, agosto 08, 2002

Ainda sobre o termo Ecologia Digital


Depois de publicar o Blog ainda fiquei em dúvida sobre o título: Ecologia Digital.

Mais em dúvida fiquei ao rever a referência que deixei na publicação sobre Domínio Público, de ontem: "comuns
informacionais"
(information commons). Muito difícil de
traduzir para o português... (sugestões)

Parece que estamos diante de uma real escassez de termos adequados para bem denominar e comunicar nossas percepções a respeito do meio ambiente digital. De acordo com Laurence Lessig (a principal estrela internacional de nosso tema, autor do livro "Future of Ideas"*), é necessário desenvolver um vernáculo próprio ao novo contexto para que possamos discutir as políticas do ciberespaço.

Foi James Boyle, autor de "A Politics of Intellectual Property: Environmentalism For the Net?", quem em 1997 primeiro lançou o termo "ambientalismo da rede". Usando de analogia com o movimento ambientalista cita que Rachel Carson, Aldo Leopold e outros ativistas dos anos 40 / 50, perceberam a necessidade de se formular um discurso que popularizasse a compreensão em relação ao desastre ecológico para onde a sociedade se dirigia. Objetivamente, o surgimento do ambientalismo como movimento cultural e político se tornou possível através de uma nova linguagem, que permitia que os abusos diversos ao ambiente fossem percebidos de uma forma unificada. Foi canonizado o conceito de "meio ambiente" (environment), que passou a delimitar o espaço onde se discutem as políticas relacionadas ao assunto - uma mesa de negociação onde sentam-se interlocutores tão heterogêneos como o Greenpeace e as grandes corporações petrolíferas. Sem a criação deste espaço específico, seria difícil estabelecer as conexões temáticas para uma compreensão adequada dos novos paradigmas por parte do público, e também viabilizar os foruns de decisão legítimos e representativos para o assunto.

Daí surgiu a idéia de Ecologia Digital. Um movimento que advoga um equilíbrio neste novo ambiente criado no espaço digital, mas que tem como tarefa inicial conceber e popularizar conceitos que possam bem representar e descrever esta nova topografia cultural e econômica de nosso tempo.

Information Commons, ou "communs informacionais", é a proposta de David Bollier (Diretor do Projeto Information Commons e co-fundador da Public Knowledge) para denominar o novo ambiente de domínio público viabilizado pela Internet e suas múltiplas possibilidades de interação e comunicação.

Sugestões? Comentários? josemurilo@yahoo.com
Depois continuamos...