Na rede

quinta-feira, setembro 26, 2002

Após um mês... Retornando a atividade blog... e lembrando

Depois de um mês de retiro para avaliação, retoma a atividade bloguística o Ecologia Digital. Depois das primeiras blogadas fez-se urgente esta parada para tomar pé da situação, e quem sabe, redirecionar algumas diretrizes editoriais.

O fato de ter alcançado o número #1 no Google na busca do termo "Ecologia Digital" me fez pensar que o espaço merecia algo mais do que escrita experimental. Por outro lado, as características específicas da edição blog facilitam uma liberdade de expressão que nos afugenta da objetividade e personaliza o discurso, e assim acabamos ficando demasiadamente honestos na manifestação. Os resultados começam a ficar um tanto imprevisíveis...

Empacado nesta encruzilhada, eis que vejo a notícia do passamento de Bob Wallace, uma grande figura a quem conheci fortuitamente em Manaus 1996, no Congresso Internacional de Psicologia Transpessoal. Ele me foi apresentado como o dono da Mind Books, editora especializada na literatura psicodélica, e fundador da Promind Foundation, dedicada à pesquisa e a educação no tema das substâncias psicoativas. E o contexto de nosso encontro foi uma cerimônia do Santo Daime realizada como atividade paralela para os participantes do Congresso.

Após a (fantástica) sessão, tivemos a oportunidade de uma conversa sobre a beleza do cenário (a floresta amazônica) e a força do sagrado avivada pelo ritual, e desde então tenho acompanhado suas postagens para a ayahuasca mailing list, e assim sempre mantive viva a sua lembrança. Para minha surpresa, ao ver seu obituário no New York Times (!), e no Seattle Times, descubro que Mr. Wallace foi um dos fundadores da gigante Microsoft!!!.

E não só isso! Foi o primeiro dos fundadores da empresa a abandonar o barco - saiu com 400 ações que depois vieram a valer 15 milhões de dólares(!). Mais tarde em uma entrevista sobre sua saída, comentou que sua filosofia era "trabalhar para ganhar a vida, e não a morte" ("I want to make a living, not a killing"). E tem mais! Foi o criador do conceito "shareware", significando software distribuído de graça no qual usuários voluntáriamente pagam posteriormente se aprovam o produto. A empresa que fundou com base nesta filosofia, a Quicksoft, tem hoje receita de mais de 2 milhões de dólares ao ano. Que grande ativista da ecologia digital!

Perceber o significado e a influência de uma personalidade como Bob Wallace em ambos os universos, concreto e digital, trouxe-me alguma reflexão crítica sobre o conceito de Ecologia Digital. Tê-lo conhecido da forma como o conheci e acompanhar sua atuação no ambiente digital da comunidade psicodélica foi um prazer. Saber de sua importância histórica na indústria do software foi uma surpresa e trouxe-me uma constatação: a expansão da consciência está intimamente ligada ao rompimento de paradigmas.

A partir daqui, Ecologia Digital expande um pouco mais a sua temática...