Na rede

quarta-feira, maio 19, 2004

SL: o dever de casa da migração
- documentação, normatização, capacitação, licenças

Em mais uma reunião do Comitê Técnico de Implementação de Software Livre em Brasília, foi apresentado o "Guia de Migração para Software Livre no Governo Federal". Tendo como referência o "Open Source Migration Guidelines" da União Européia, desenvolvido pelo IDA, o guia foi desenvolvido por Grupo de Trabalho criado no âmbito de 2 comitês técnicos (antigas câmaras técnicas), o de implementação de software livre e o de licenças e sistemas legados.

Juntamente com Ricardo Bimbo (Coord. de Implementação de SL do ITI/PR), o coordenador do GT, Corinto Meffe (SLTI/MP), informou que o trabalho conjunto com o e-PING (Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico) no desenvolvimento do guia confere ao documento um aspecto normativo inédito - bem diferente da proposta do documento europeu. A comparação entre as palavras introdutórias de um e outro guia (abaixo) ilustra porquê o movimento do SL no Brasil está chamando a atenção no mundo todo.



The IDA Open Source Migration Guidelines (União Européia)
The views expressed in this document are purely those of the authors and may not, in any circumstances, be interpreted as stating an official position of the European Commission. The European Commission does not guarantee the accuracy of the information included in this study, nor it accepts any responsibility for any use thereof. Reference herein to any specific products, specifications, process, or service by trade name, trademark, manufacturer, or otherwise, does not necessarily constitute or imply its endorsement, recommendation, or favouring by the European Commission.
Guia de Referência das Migrações para Software Livre do Governo Federal (Brasil)
O presente Manual foi elaborado por grupo de trabalho inter-institucional constituído em agosto de 2.003 por deliberação conjunta de dois Comitês Técnicos do Governo Eletrônico: Implementação e Software Livre e Licenças e Sistemas Legados, homologados em Decreto Lei no dia 29 de outubro e 2003 pelo Presidente a República.
O Grupo tem como objetivo prioritário formular orientações para a migração para software livre e órgãos integrantes da Administração Pública Federal, em consonância com diretrizes dos comitês técnicos citados.

A reunião de hoje ocorreu no auditório da Anatel, sinalizando o apoio efetivo que a gestão Pedro Jaime Ziller passa a conferir às iniciativas de software livre do governo. Marcelo Pimenta, assessor da presidência da Anatel, em plena sintonia com Sérgio Amadeu e Cia., adiantou que será vedada a utilização dos recursos do FUST (1 bilhão de dólares acumulados em 3 anos) para a compra de licenças de software, e que o SCD, com a consulta pública concluída, deverá começar a ser implementado ainda este ano.


Na sequência, Carlinhos Cecconi (ITI/PR) apresentou os resultados da I Semana de Capacitação e Desenvolvimento em Software Livre, que contou com mais de 2.000 inscritos, 50 salas de aula simultâneas e 98 instrutores para mais de 130 cursos alocados no período de 26 a 30 de abril passado, em Brasília. Muitas lições aprendidas para uma próxima vez, com a certeza do cumprimento de etapa importantíssima no processo de implementação do software livre na esplanada.

Claudio Prado (MinC) voltou a anunciar a mesa de debates que irá acontecer no 5º Forum Internacional de Software Livre em Porto Alegre (2 a 5 de junho), que discutirá a principal questão ambiental da rede - uma nova política de propriedade intelectual para o meio digital. Estão confirmados o ministro Gilberto Gil, John Maddog Hall, Lawrence Lessig (Stanford), William Fischer (Harvard), Luis Nassif (Folha), André Midani (ex-Warner), Joaquim Falcão (FGV), João Antonio Zufo (USP), Marcelo Tas, Ronaldo Lemos (CTS/FGV), e quem sabe até o David Bowie. Também será lançado o site Creative Commons Brasil. O evento promete...