Na rede

quarta-feira, outubro 02, 2002

Ecologia Digital
Revisitando o conceito

Vasculhando referências e apontadores, encontrei um bom desenvolvimento do conceito de Ecologia Digital introduzindo uma seção de notícias (ou seriam artigos?) específicas do site do World Information.org. Com o patrocínio da Unesco e vários outros parceiros, a WIO apresenta um bom modelo de funcionamento e certamente será acompanhada de perto à partir de agora por este blog. Abaixo, a tradução do texto que acrescenta bons elementos ao que já haviamos apresentado (aqui, e aqui):

"A Ecologia Digital trata de entender os ecossistemas de informação. Ecossistemas de informação são constituídos por fluxos de informação sendo processados através de variados tipos de mídia. A informação tem se digitalizado amplamente, transformando-se em recurso a ser explorado, produzido e transformado de maneiras similares aos recursos naturais.

As tecnologias da informação, como meios essenciais de produção de valor, desenvolvem papel central na configuração e formatação das formas de comunicação, assim como em todos os aspectos da vida individual e social. Durante as últimas décadas a informação tornou-se o mais importante fator para o desenvolvimento cultural, social e econômico.

A Ecologia Digital estuda a produção, distribuição, armazenamento, acessibilidade, propriedade, seleção e o uso da informação em ambientes tecnologicamente determinados.

Um tema ecológico fundamental consiste na preservação e na promoção do valor de uso da informação para a humanidade como um todo, e de suas propriedades não-comerciais em oposição ao valor de troca. Esta aí incluída a questão da diversidade cultural e da qualidade de vida em um ambiente crescentemente baseado na informação digitalizada.

Forças econômicas e intervenções políticas colocam em risco o ecossistema da infosfera. Em ambos os casos, a oportunidade de se promover o pluralismo e a variedade de expressões culturais possibilitadas pela informação digital e as tecnologias de comunicação está sendo perdida.

A Ecologia Digital busca preservar e promover a diversidade cultural e a qualidade de vida no ecossistema informacional."

Novidades Google II
Algoritmos hackeáveis e as marolas do Gnews (ou Noogle) no cenário da mídia online

Sempre o Google. Quando fiz o link no post Após um mês...(o número #1 no Google na busca do termo "Ecologia Digital"), fiquei intrigado uma vez ao acessar e descobrir que meu Weblog não era mais o primeiro item, e sim o terceiro. Mais tarde, ao acessar novamente para checar, lá estava de volta à primeira posição. No mesmo dia voltou a ficar mais para trás, na sétima ou oitava posição, e depois
retornou ao primeiro lugar. Agora permanece lá, mesmo porque, Após um mês..., retomei a atividade e acho que isto ativa alguma coisa nos algoritmos do Google.

Estando eu a filosofar sobre a ocorrência, esbarro com uma discussão quente no Doc sobre GRankings.
- traduzindo: rankings baseados no ordenamento da resposta de uma busca no Google. O assunto é quente pois na medida em que o Google se torna referência na web para se medir a pertinência de uma url em relação a um determinado tema, imaginar que possam existir alguns truques que favoreçam um melhor posicionamento pode render uma longa discussão.

Vaí por também aí o comentário do post
anterior
, sobre a possibilidade de se hackear o algoritmo do novo news service com o objetivo de beneficiar determinadas notícias ou veículos. E por falar nisso, o bochicho sobre o efeito do lançamento do Google News continua: CNet dá a maior força,
desdenhando o editor, e o Yahoo acusa o golpe anunciando o contrataque dos portais. Sempre o Google.