Na rede

quarta-feira, junho 02, 2004

Abrindo o Código
- Rumo à Porto Alegre

Sol nascendo em Brasília, no Aeroporto, no embarque para POACá estou eu fazendo a mala para embarcar às 06:50 rumo ao 5 FISL em Porto Alegre, que já está com a programação disponível. Trata-se, segundo Luis Nassif (que antes pensava assim, mas agora mudou de idéia), do maior evento de software livre no mundo:

"Administradores de todos os níveis, herdeiros de Woodstock ou engravatados de Harvard: fiquem de olho no encontro, porque é uma revolução irreversível rumo ao futuro."
"A Revanche de Woodstock" - Luis Nassif (Folha de São Paulo) - 21/05/2004

Meu objetivo é fazer uma cobertura blogueira sobre o que de mais interessante eu puder testemunhar por lá. Mais uma citação para dar o clima do evento:

"O que nos une: liberdade, cooperação, esperança - cada um é uma multidão ao poder contar com o trabalho dos outros, e esta liberdade, que significa em ultima instância o sonho de solidariedade que move as pessoas em busca de um mundo melhor, é que devemos lutar juntos para preservar e consolidar."
"Uma Comunidade" - Ricardo Rivaldo - SoftwareLivre.org

Na correria da saída ainda deu para publicar no Ecologia Digital 3 capítulos da versão portuguesa de "Open Source Democracy", de Douglas Rushkoff - Abrindo o Código da Democracia. Aí vai o primeiro parágrafo:

"O aparecimento do espaço interativo pode oferecer um novo modelo de cooperação. Embora tenha desapontado algumas pessoas na indústria tecnológica, a ascensão da mídia interativa, o nascimento de um novo meio, a batalha para controlá-lo e a derrota dos primeiros vitoriosos neste campo, nos ensinou muito sobre a relação entre as idéias e o meio pelo qual são disseminadas. Aqueles que testemunharam, ou melhor, participaram do desenvolvimento do espaço interativo têm um entendimento bastante novo sobre como as narrativas culturais são desenvolvidas, monopolizadas e desafiadas. E esse conhecimento se estende, por alegoria e experiência, a áreas muito além da cultura digital, aos mais amplos desafios do nosso tempo."
"Abrindo o Código da Democracia" - Douglas Rushkoff

No clima. Calor humano no frio gaúcho. Aguardem notícias.