Na rede

segunda-feira, agosto 09, 2004

Sinais de adaptação na ecologia open source
- Monitorando a Oscon e a Linux Expoworld

O Doc apresenta o rescaldo dos dois eventos fortes do mundo open source acontecidos recentemente - a Oscon e o Linux Expoworld. Destaco a identificação dos atores principais da dinâmica que estamos todos observando no desenvolvimento do mercado de software livre. Muito ilustrativo:

"Eu vejo duas divisões fundamentais. Uma é entre a infra-estrutura open source não-comercial e os serviços e produtos comerciais que dependem dela. A segunda é entre as comunidades tradicionais de desenvolvimento open source e a crescente população de praticantes para quem o principal benefício do modelo está na gratuidade dos componentes, e para quem as motivações básicas das comunidades de desenvolvimento originais (liberdade, por exemplo) não têm muita importância. Estas não são divisões que se opõem - vejo-as como papéis simbióticos em um mercado que amadurece e prolifera, e no qual novas espécies, totalmente dependentes do open source, estão surgindo para dominar o ambiente comercial."
Adaptations - Doc Searls - Linux Journal


AVISO AOS LEITORES: Neste momento, muitas pendências têm impossibilitado qualquer atenção a este blog, o que não significa que eu esteja completamente fora de circuito. Por agora estarei postando neste endereço (Links Ecodigital)(XML) sobre o que estou observando no ambiente digital, e em breve voltarei a postar por aqui.