Na rede

segunda-feira, agosto 30, 2004

Bresser na UnB
- Revendo o querido professor, e os ipês amarelos

Nesta segunda em que Brasília amanhece supreendentemente molhada, e os ipês amarelos começam a dar o ar de sua graça, sigo para a UnB a fim de reencontrar o inesquecível professor e ministro Bresser Pereira, com quem muito aprendi nos tempos do antigo Ministério da Administração e Reforma do Estado - MARE e depois no MCT. Foi lá que, juntamente com o saudoso Claudio Sato, implementamos o que seriam os primórdios do governo eletrônico, registrando o domínio www.brasil.gov.br.

Encontrar pessoalmente o ministro Bresser é sempre uma satisfação, mas não é difícil acoompanhá-lo à distância em sua produção -- seu site pessoal é referência em termos de publicação acadêmica na web. Tive o prazer de desenhar a versão 1.0 em 99, e dá gosto ver a evolução da interface e da organização dos conteúdos (mas a foto ainda tá lá, né ministro?). A funcionalidade de comentários no centro é bem intencionada, mas ficaria melhor uma estrutura de postagem com links e disponibilizando comentários aos visitantes -- um verdadeiro blog. Falta também um feed XML, e como sei que o "ministro" acompanha de perto a evolução das funcionalidades estratégicas da web, estarei enviando para ele algo sobre as novidades do mundo da sindicação.

Bresser falou sobre nacionalismo, situando ideologicamente os intelectuais cariocas do ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros) em relação aos paulistas da ESP. Exercitando a dissidência, afirmou seu engano em relação à Teoria da Dependência (da qual foi um dos formuladores), destacando a necessidade de um estado forte -- com boa dose de nacionalismo -- como fator estratégico para o bom desempenho de um país no ambiente econômico globalizado. Mencionou o livro "Chutando a Escada", onde Ha-Joon Chang demonstra que...

"...os países que primeiro logravam se desenvolver "chutavam a escada" ou "puxavam o tapete", para impedir que os demais países os seguissem e lhes fizessem concorrência."
"Chutando a Escada", in Luis Carlos Bresser Pereira

Portanto, seguir a cartilha das instituições financeiras internacionais em seus conselhos para a economia nacional significa concordar em permanecer no andar inferior. Terminou a palestra destacando a necessidade de se estudar o que aconteceu antes de 1964.