Na rede

quarta-feira, agosto 25, 2004

Guerrilhas dançantes
- As últimas de John Perry Barlow

John Perry Barlow is back!!

Agora, depois da recauchutagem geral, JPB volta com força total articulando manifestações dançantes programadas para ocorrer na próxima semana em NY, por ocasião da convenção do partido republicano que irá aclamar a candidatura Bush para a eleição presidencial de novembro.

"Juntamente com 50 ou 60 pessoas, iremos todos dançar para eles. Dividindo-nos em diversos pelotões de guerrilhas dançantes disfarçadas em pedestre comuns, vamos percorrer as calçadas das regiões republicanas mais ricas, periodicamente rompendo em explosões de dança, selvagens e inexplicáveis. Iremos manter a manifestação por alguns minutos antes de novamente dissolvermo-nos na multidão e rumarmos para o "ataque" em outro local. Acredito que isto irá tirá-los de sua postura usual, já que a maioria deles (republicanos) não dançam, e são perturbados por aqueles que o fazem."
John Perry Barlow - Dancin in the streets (Revolution with a smile)

Mas não fica por aí... Na Wired deste mës está publicada a revisão do clássico de 94, "The Economy of Ideas" -- no novo texto Barlow expõe sua visão sobre a atual situação da revolução fomentada pelo ambiente digital:

"Finalmente explodiu a grande guerra cultural. Longamente aguardada por alguns, e uma amarga surpresa para outros, a batalha entre a era industrial e a era virtual está agora sendo travada de forma aberta, graças a uma coisa concebida de forma modesta, mas com a potência de implodir um paradigma - o Napster"
John Perry Barlow - The Next Economy of Ideas (Wired)

E na ReasonOnline encontramos uma entrevista também destinada a se tornar um clássico. Barlow, o "Thomas Jefferson do ciberespaço", demonstra claramente em suas respostas que está pronto para atuar fortemente no cenário político americano, disposto a tudo para reverter a lógica alucinatória do governo Bush que se multiplica nas consciências anestesiadas através do discurso hipnótico das telas estúpidas (a sua TV):

"Temos agora duas formas distintas de recolher informações, além do que você mesmo pode experimentar através dos sentidos próprios. Uma delas é menos uma mídia do que um ambiente - a Internet - com uma enorme multiplicidade de pontos de vista, e inúmeras formas de se descobrir o que está rolando no mundo. Muitas pessoas estão sintonizadas nesta onda, e milhões de pontos de vista floresceram. Este movimento cria uma cacofonia de posicionamentos que não se consolidam em um discurso político coerente -- formam uma linda discussão, mas não reúnem a capacidade de criar grandes blocos de crença.
A outra mída, a TV, agrega hoje uma porcentagem bem menor de espectadores do que no passado, mas estes usuários adquirem TODAS as informações através da telinha -- e se transformam em um bloco de crença muito uniforme. A TV na America criou o campo de distorção da realidade mais coerente que eu já vi. E aqui está o problema: as pessoas que votam assistem a TV, e estão alucinando como um fdp. Basicamente o que estamos assistindo neste país é o governo através da alucinação coletiva
"

John Perry Barlow - Interview to Reason Online

Todos às guerrilhas dançantes!

* Outras referências de JPB:

- A Declaration of the Independence of Cyberspace

- Selling Wine Without Bottles: The Economy of Mind on the Global Net

- Discurso do Ministro Gilberto Gil que cita o texto acima