Na rede

sábado, agosto 24, 2002

Buchicho na Blogosfera: Fricção criativa embala o debate online

Poder ser animação de principiante, mas estou simplesmente fascinado com o nível e com o ritmo da conversa que se desenrola nestas paragens do universo web - a blogosfera. Para quem está chegando agora e não está ainda familiarizado com os conceitos e os personagens da cena do ativismo web, talvez seja bom dar uma atualizada no tema das ameaças à ecologia da rede, para não perder o fio da conversa que se desenrola abaixo.

Em 24 de julho último, Lawrence Lessig apresentou a já famosa conferência Free Culture (ótimo arquivo flash), na OSCON 2002 (O'Really Open Source Convention), onde avisou ao grande público presente que seria uma de suas últimas aparições neste contexto. E foi enfático ao desafiar geeks, coders e hackers a se envolverem mais diretamente no processo político que irá defender a inovação tecnológica e a liberdade da cultura no futuro. Chegou a ser rude ao afirmar que Washington não visita os blogs ativistas, e que depois de 6 anos de muitas campanhas inspiradas em lindas palavras de ordem e muito blá-blá-blá interno na comunidade, a batalha estava sendo perdida de goleada (o DMCA foi aprovado por unanimidade no senado americano) - e "ninguém estava fazendo nada" à respeito. Conclamou a hora de cada um sacar do próprio talão de cheques e injetar o necessário combustível para suportar os movimentos de defesa organizados - agir politicamente.

O primeiro a se indignar com os torpedos provenientes de Lessig foi Dave Winer (o da aposta blog com o NYTimes) do Scripting News, que contestou sua autoridade tecnológica. De fato, o posicionamento de Lessig, já devidamente expresso no sentido de reduzir o tempo de cobertura do copyright para softwares o coloca em rota de colisão com boa parte da comunidade de desenvolvedores, como mostra o artigo de Charles Cooper publicado no 'mainstream' News.com, da CNET.

No entanto, é interessante ver como Lessig não se faz de rogado e responde a altura em seu recém criado blog, e como a conversa não poderia ser mais aberta, o assunto se alonga e se aprofunda tecnicamente no blog de Doc Searls. Inspirada, simpática e bem-humorada é a resenha de Alex Golub , sugerindo a Lessig uma performance alternativa no evento (com direito a um show musical ao final).

Enquanto isso, em outro front, Declan McCullagh, também do News.com, resolveu defender o DMCA (Debunking DMCA myths). Seu artigo aponta que os ativistas da comunidade geek (geektivists), além de não conhecerem profundamente o texto da lei, pautam suas manifestações por um exagero que não costuma sensibilizar Washington. O comentário cita mais diretamente Ed Felten (veja artigo anterior), e classifica como desproporcional a reação de Princeton e de seu empregado diante das ameaças de enquadramento de ambos como infratores do DMCA, caso fossem reveladas as descobertas de Felten sobre o SMDI - McCullagh afirma que a possibilidade de Felten chegar a ser processado era quase nula. A discussão interessante e esclarecedora começou com uma resposta assinada por Felten, Ed Lazowska e Barbara Simons, enquanto McCullagh recebeu reforço logístico por parte de Alan Adler, da Association of American Publishers (APP). O debate está em pleno desenvolvimento - na última checagem o placar estava 2 X 1 para Felten e sua turma.

Retomo a poesia da última postagem (abaixo) para saudar o frescor desse espaço de intercâmbio, cheio de vida e energia criativa.