Na rede

quinta-feira, junho 24, 2004

De olho no "Induce Act"
- A nova ameaça ao meio ambiente digital

Senadores americanos (Orrin Hatch and friends) estão colocando em votação lei que criminalizaria ações que "induzem" a infrações sobre copyrights - "Induce Act", o copywrong da vez.

Mesmo de longe, é bom acompanhar esta embrulhada e estar atento nas argumentações. A rede está cheia de impressões e manifestações. O Lessig indica como contactar os tais senadores, e o Public Knowledge se manifestou através de Art Brodsky:

"Ninguém mais irá desenvolver ou investir em tecnologias inovadoras se o simples fato de que as mesmas sejam utilizadas de forma "ilegal" seja suficiente para tornar inventores e investidores imputáveis da "culpa".
Public Knowledge Says "Inducing Infringement" Act is "Overbroad"

De quebra, e totalmente no clima, aí vai um trecho da apresentação do Cory Doctorow sobre DRM* na Microsoft(!). Difícil saber se ficção ou realidade (tem até áudio online), mas simplesmente super (veja a ótima tradução integral do Silvio Meira):

"Sistemas de DRM não funcionam
Sistemas de DRM são quebrados em minutos, ou dias. Raramente, meses. Não porque as pessoas que os criam são estúpidas, e não porque as pessoas que os quebram sejam espertas. Não também porque existem falhas nos algoritmos. Ao final do dia, todos os sistemas DRM compartilham de uma mesma vulnerabilidade: provêem a seus agressores o texto cifrado, o código e a chave. Neste ponto, o segredo não é mais segredo."

DRM é ruim para a sociedade
Aqui está a razão social porque DRM falha: promover a honestidade de um usuário honesto é como incentivar a altura de um usuário alto. Vendedores de DRM afirmam que sua tecnologia foi desenvolvida para ser uma defesa contra o usuário médio, e não gangues do crime organizado como os piratas ucranianos que desovam milhões de cópias de alta-qualidade. Não foi criado para ser uma defesa contra garotos sofisticados, ou contra qualquer um que saiba como editar seu registro, ou pressionar a tecla shift no momento certo, ou usar uma máquina de busca. Ao final do dia, o usuário de quem o DRM irá nos defender será o menos capaz no universo dos usuários."
Cory Doctorow - Microsoft Research DRM talk.

(*) DRM - Digital Rights Management - Gerenciamento de Direitos Digitais é um termo guarda-chuva para inúmeros arranjos pelos quais o uso de conteúdo sob a proteção de copyright pode ser restringido pelo proprietário dos direitos. As tratativas atuais detêm-se na discussão dos TPMs (Technical Protection Measures - Medidas Técnicas de Proteção) - ou seja, dispositivos instalados no hardware, por força de leis criadas pelo lobby da indústria de conteúdo, com a finalidade de mutilar as possibilidades inovadoras de seu computador pessoal. (Wikipedia) Exs.: "Broadcast Treaty", "Broadcast Flag", etc.

E Viva São João!!