Vasculhando referências e apontadores, encontrei um bom desenvolvimento do conceito de Ecologia Digital introduzindo uma seção de notícias (ou seriam artigos?) específicas do site do World Information.org. Com o patrocínio da Unesco e vários outros parceiros, a WIO apresenta um bom modelo de funcionamento e certamente será acompanhada de perto à partir de agora por este blog. Abaixo, a tradução do texto que acrescenta bons elementos ao que já haviamos apresentado (aqui, e aqui):
"A Ecologia Digital trata de entender os ecossistemas de informação. Ecossistemas de informação são constituídos por fluxos de informação sendo processados através de variados tipos de mídia. A informação tem se digitalizado amplamente, transformando-se em recurso a ser explorado, produzido e transformado de maneiras similares aos recursos naturais.
As tecnologias da informação, como meios essenciais de produção de valor, desenvolvem papel central na configuração e formatação das formas de comunicação, assim como em todos os aspectos da vida individual e social. Durante as últimas décadas a informação tornou-se o mais importante fator para o desenvolvimento cultural, social e econômico.
A Ecologia Digital estuda a produção, distribuição, armazenamento, acessibilidade, propriedade, seleção e o uso da informação em ambientes tecnologicamente determinados.
Um tema ecológico fundamental consiste na preservação e na promoção do valor de uso da informação para a humanidade como um todo, e de suas propriedades não-comerciais em oposição ao valor de troca. Esta aí incluída a questão da diversidade cultural e da qualidade de vida em um ambiente crescentemente baseado na informação digitalizada.
Forças econômicas e intervenções políticas colocam em risco o ecossistema da infosfera. Em ambos os casos, a oportunidade de se promover o pluralismo e a variedade de expressões culturais possibilitadas pela informação digital e as tecnologias de comunicação está sendo perdida.
A Ecologia Digital busca preservar e promover a diversidade cultural e a qualidade de vida no ecossistema informacional."