Na rede

domingo, setembro 07, 2003

Fama versus Fortuna
- Bom artigo sobre a economia do conteúdo grátis

Ao plantar no início do ano uma discussão sobre as leis de poder
que atuam na blogosfera ("Power
Laws, Weblogs, and Inequality
"), Klay
Shirky
gerou boas discussões aqui
e ali.
Esta semana publicou um bom artigo especulando sobre
o futuro dos micropagamentos
(micropayments) na web, onde achei esta interessante
descrição macroeconômica sobre o efeito da rede no binômio
Fama e Fortuna.



"A publicação analógica gera custo por unidade
- cada livro ou revista requer uma certa quantidade de papel e tinta, e gera
cutos de armazenagem e transporte. A publicação digital não.
Com um computador e acesso à Internet, você postar uma entrada
de blog, ou cem, para dez leitorres ou dez mil, sem pagar nada por postagem
ou por leitor. Na verdade, dividindo custos iniciais pelo número de
leitores significa que o conteúdo se torna mais barato na medida em
que se torna mais popular - o oposto do mundo analógico.


O fato de que o conteúdo digital pode ser distribuído sem
nenhum custo adicional não explica o enorme número de pessoas
criativas que disponibilizam seu trabalho de graça. Ao final, ainda
estão investindo seu tempo sem receber nenhum pagamento por isso. Porque?


A resposta é simples: criadores não funcionam como publishers,
e colocar o poder de publicar diretamente em suas mãos não os
transforma em publishers. Faz deles artistas com impressoras. Isto faz diferença
agora, porque pessoas criativas buscam a atenção de forma diferente,
mas antes da Internet isso pouco importava. O gasto de publicar e distribuir
material impresso é muito grande para ser oferecido gratuitamente e
em quantidades ilimitadas - mesmo livros "vanity press" tem algum
preço. Hoje um indivíduo pode atender uma audiência de
centenas de milhares como um hobby, sem nenhum publisher por perto.


Esta situação desmantela a velha equação
de "Fama e Fortuna". Para um autor ser famoso muitas pessoas tinham
que ler seus livros, e pagar por eles. Fortuna era um efeito colateral de
se alcançar fama. Agora, com o poder de publicar diretamente em suas
mãos, muitas pessoas criativas estão diante de um dilema que
nunca tiveram antes: Fama X Fortuna.
"



Fame
vs Fortune: Micropayments and Free Content


Klay Shirky


Em outro trecho, Shirky especula sobre a natureza do conteúdo grátis:



"O conteúdo grátis é o que os biólogos
chamariam de estratégia
evolucionária estável
. É uma estratégia que
funciona bem quando ninguém mais a esta utilizando - é bom ser
a única pessoa oferecendo conteúdo grátis. E é
também uma estratégia que continua a funcionar se todos passam
a utilizá-la, pele fato de que em tal ambiente, quem começar
a cobrar por seu trabalho estará em desvantagem
."