Na rede

domingo, setembro 05, 2004

Conversas online
- O dia na blogosfera

Estava hoje checando o bloglines, e percebi que o tema do meu post de ontem no Ecodigital Links -- blogs patrocinados -- ainda reverberava no ambiente. O moderador do evento (IMHO - Blogging, Politics & Personal Voice) citado pelo Rushkoff (Democracia Open Source) era o Jeff Jarvis, que respondeu em seu blog, mas o pau quebrou mesmo nos comentários. Para fechar o assunto, Rushkoff explicitou sua analogia entre as 'raves' e os 'blogs' para ilustrar porque o advento dos blogs patrocinados pode ser 'o fim de algo' (the end of something):

'A "ameaça" da cultura rave vinha de sua capacidade em formar uma economia alternativa. A galera não mais frequentava as boates pertencentes à máfia da noite, a polícia não estava levando a sua parte, e os distribuidores de bebida não viam mais o lucro. Boa parte da turma envolvida nas raves não se deram conta dos verdadeiros motivos desta cultura ser considerada ameaçadora.
Da mesma forma acredito que o maior poder do blog, além da capacidade de distribuir informação alternativa (certamente um grande poder) -- é a demonstração da viabilidade de um modo de engajamento que não está baseado no princípio do lucro.
'
Douglas Rushkoff - The real threat of blogs - outros bits no tema: (1), (2), (3)


A conversa deve continuar pois o assunto é quente, e apresenta inúmeros desenvolvimentos possíveis. Um deles envolve outra alteração na ecologia blog ocorrida esta semana: a demissão da codeira do Friendster, Joyce Park, que blogou sobre a substituição do Java pelo PHP no site. O assunto despertou paixões entre os desenvolvedores, mas promete arranhar a reputação do 'muy amigo' Friendster no mundo geek. Joyce não tem anúncios em seu blog. E se tivesse, teria blogado com o despojamento necessário para movimentar a discussão da forma como fez?

Implicações comerciais e religiões codeiras à parte, creio que este assunto irá desenvolver um pouco mais por aqui...

UPDATE (20/10/2004): Não pude deixar de acrescentar aqui um post do Doc Searls no BloggerCon, que coloca uma luz interessante na questão dos blogs patrocinados:

'. Você gostaria se, toda vez que você recebesse um telefonema, tivesse que ouvir também um anúncio?
. Você já se perguntou "Como posso fazer dinheiro com o meu telefone?", ou especulou sobre o modelo de negócio possível para seu aparelho?
. Como o seu blog pode aumentar suas oportunidades de ganhar dinheiro (fora do blog)? Isto já aconteceu? Como?
. Estas oportunidades não excedem seja lá o que você venha a receber com anúncios? Se não, porquê?

Como você pode ver, tenho uma posição aqui. Acredito que é muito mais importante (e interessante) criar oportunidades de ganho financeiro em função dos blogs, e não com eles, da mesma forma como ganhamos dinheiro porque temos telefone, e não "com" nossos telefones.
'
Doc Searls - Making Money session at BloggerCon