Na rede

domingo, fevereiro 22, 2004

O defeito do mercado no setor de mídia
- Qual o preço do remendo?

Um artigo ("Market
failure in the media sector
") do economista Eli
Noam
no Financial Times desta última
semana chamou a atenção da blogosfera e rendeu comentários
interessantes. O texto começa de forma bombástica:



"Quando os líderes das empresas de mídia, telecomunicações,
TI e Internet se encontram, como fizeram recentemente em Davo, a conversa
é animada sobre novas realizações, mas ofuscada pelos
revéses: a "bolha" das dotcom, o "crash" das telecom,
a explosão da indústria da música, a queda de anúncios,
a estagnação no setor de e-publishing, a desaceleração
do PC, a saturação do wireless, o fiasco dos semicondutores,
a crise dos jornais e a recessão em P&D. A pergunta é: qual
o motivo destes acontecimentos varrerem o setor de informação
tão regularmente?"



Noam explica que um defeito do mercado ocorre quando os preços não
conseguem manter um equilíbrio auto-sustentável, e afirma que
o defeito do setor de informação é uma tendência
que deverá trazer efeitos de longo alcance e prazo. O problema não
estaria na falta de demanda ou investimento, mas no excesso de oferta, competição
e na deflação estrutural dos preços. Mas o economista vai
mais longe:



"Se este é o caso, quais as implicações em
termos de políticas? Ações voluntaristas como o movimento
de software livre, informação compartilhada, ou pontos públicos
de acesso wireless não irão resolver o problema porque tais
iniciativas, também, estão sujeitas à instabilidade conhecida
como "a tragédia dos comuns", na qual a liberdade de uso
e a sobre utilização destroem o esforço comunitário."



Jarvis
e Mayfield
comentaram o artigo. E Werbach
afirma que a resposta da tecnologia à questão chama-se: sindicação



"Sindicação é a venda do mesmo
bem a muitos clientes - pelo fato da informação nunca ser "consumida",
um número infinito de pessoas pode usar a mesma informação...
Repare a performance das duas empresas mais calcadas no modelo syndication:
Amazon e Google.
Um bom teste do cenário para o modelo syndication será o desenvolvimento
do ecossistema RSS
/ RDF / Atom
em torno dos blogs".



Talvez o que Noam e outros economistas não levem em conta é que
o esforço comunitário hoje tem muito mais alcance do que sempre
teve, exatamente pelo compartilhamento do capital itelectual possibilitado pela
tecnologia digtal e pela conectividade. Outro aspecto desconsiderado é
a variável ecológica, que tem a capacidade de gerar questionamentos
nos grupos humanos sobre a necessidade de novos modelos econômicos que
possam significar desenvolvimento sustentável e paz. Tais movimentos
podem chegar à conclusão que é possível alcançar
maior qualidade de vida deixando de lucrar "tanto quanto possível"
em todas as instâncias.


UPDATE (11/03): Eli Noam se
manifesta aos blogs
. Veja também um texto mais antigo dele: "The
web is bad for democracy
"