Meu amigo David Sasaki está novamente ativando uma chamada de micro-financiamento para projetos de mídia comunitária através do programa 'Rising Voices'. Trata-se de uma iniciativa da organização Global Voices, na qual me orgulho em atuar como colaborador.
O 'Rising Voices' (Vozes Emergentes) tem como principal objetivo ajudar a trazer novas vozes de novas comunidades e diferentes idiomas para a grande conversação na rede, por meio de recursos e fundos para grupos locais que apresentem propostas de como alcançar comunidades que ainda não possuem representação na web. Exemplos de potenciais projetos incluem:
- Compra de uma boa câmera digital de vídeo e ensino de um grupo de estudantes rurais a produzir um videoblog documentário sobre a vida de seus avós.
- Organizar uma oficina regular sobre blogs e fotografias em orfanatos locais. Parte do recurso financeiro pode ser utilizado em câmeras baratas e acesso à internet para que os participantes possam descrever a vizinhança para o público mundial com textos e imagens.
- Trabalhar com uma organização não governamental (ong) local ou ativista social para que os desafios, sucessos e histórias desses grupos possam circular em uma audiência global.
- Traduzir nosso material sobre novas mídias para idiomas indígenas, como o Quechua ou Wolof, que não estão representados na blogosfera ou podosfera atual. Depois utilizar os módulos de ensino para encorajar blogueiros a postar nos idiomas de origem.
Veja no site do Global Voices em Português o que você precisa fazer para se inscrever e fique de olho no prazo, que vai até 30 de novembro. Como diz o David, "o céu é o limite, mas os recursos, infelizmente, não". As verbas do programa de promoção do Rising Voices, em reais, variam entre R$ 1.700 e R$8.500, e portanto a dica para a apresentação da proposta é que você "seja o mais sério, específico e realista possível quando descrever os gastos previstos no projeto".
Os projetos que tiverem êxitos serão destacados no Global Voices, e isto pode ter um grande significado para as comunidades atendidas. Vale à pena participar!
|